(11) 4044-9740 contato@laralcina.com.br

Alzheimer sintomas e cuidados especiais.

Sintomas do mal de Alzheimer

A Casa de Repouso para Idosos Lar Alcina atende diversos idosos com Alzheimer e foi essa doença que inspirou o nascimento do nosso Residencial quando nossa querida Dona Alcina teve os primeiros sintomas desse mal ainda sem cura.

O que é o Alzheimer?

A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que acomete pessoas com mais idade. Funções cerebrais como memória, linguagem, cálculo, comportamento  são comprometidas de forma lentamente progressiva levando o paciente a uma dependência para executar suas atividades de vida diária.
 
É um processo diferente do envelhecimento cerebral, pois ocorrem alterações patológicas no tecido cerebral como deposição de proteínas anormais e morte celular.
  

Causas do Mal de Alzheimer

     
A medicina ainda não sabe a causa do Alzheimer, embora seja conhecido o processo de perda de células cerebrais. O que se sabe é que existe uma forte relação com a idade, ou seja, quanto mais idoso, maior a chance de desenvolver a doença.
O Alzheimer não tem um caráter nitidamente genético, com transmissão direta de geração a geração. O que se estima é que haja a transmissão da predisposição para desenvolvê-la, o que, junto a fatores ambientais, poderá ou não desencadeá-la.

Veja agora os principais sintomas do Alzheimer

Perda de memória e confusão são os principais sintomas.

As pessoas podem ter:
Na cognição: declínio mental, dificuldade em pensar e compreender, confusão durante a noite, confusão mental, delírio, desorientação, esquecimento, invenção de coisas, dificuldade de concentração, incapacidade de fazer cálculos simples, incapacidade de reconhecer coisas comuns ou perda de memória recente
No comportamento: agitação, agressão, irritabilidade, mudanças de personalidade, repetição sem sentido das próprias palavras, dificuldade para exercer funções do dia a dia, falta de moderação ou vagar sem rumo e se perder
No humor: apatia, descontentamento geral, mudanças de humor, raiva ou solidão
Sintomas psicológicos: alucinação, depressão ou paranoia
No corpo: inquietação ou perda de apetite
Nos músculos: contrações musculares rítmicas ou incapacidade de coordenar movimentos musculares
Também é comum: fala embaralhada, incontinência urinária ou sintomas comportamentais
Consulte um médico para receber orientação
Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros.